Dúvidas na Limpeza Pós Obra?

Quando ocorre a entrega de uma obra, a limpeza e apresentação são pontos chave na relação entre comprador e vendedor. Então momento é muito importante e é muito comum construtores, arquitetos e mesmo particulares enfrentarem um problema chamado: sujeira pós-obra.

Quem já passou por essa situação. Sabe como é frustrante entrar em um imóvel sujo e com a aparência de inacabado.

Vamos mostrar como efetuar uma correta limpeza pós-obra, para que você resolva tudo de forma eficiente.

  • Limpeza Pós Obra passo a passo:

Luvas: antes de qualquer limpeza, lembre-se de usar luvas contra os agentes químicos, protegendo sua saúde.

 

  • Diga adeus à sujeira pós obra mais grossa:

O primeiro passo na limpeza pós-obra é a retirada do pó e da sujeira mais grossa. O recomendável é a utilização de um aspirador de pó, pois consegue retirar facilmente a poeira, caso não tenha a disponibilidade, utiliza uma vassoura ou mop pó. No caso da sujeira mais grosseira (como de materiais de construção) utilize raspadores ou espátulas, pois eles ajudam a soltar a sujeira grudada.

Não se confunda, nunca passe o líquido antes de retirar a sujeira grosseira pois pode arranhar ou marcar superfícies.

  • Azulejo ou piso:

No caso de paredes de azulejo, utilize um saponáceo ou detergente clorado para remover a sujeira impregnada, caso a parede esteja suja apenas com poeira, passe um pano úmido.

  • Limpa-obra:

Após a retirada do excesso de sujeira e pó, você deve aplicar o limpador pós obra. É importante que antes da aplicação, ele seja diluído em água (como falamos anteriormente). O produto deverá remover todas as incrustações causadas por cimento, reboco e argamassa. Muito importante é sempre ler o rótulo do produto e somente usar produtos registrados.

São muitos os casos de clientes que usam produtos baratos sem registro e acabam danificando o piso. Caso essas incrustações não se soltem apenas com o limpador, você deverá passar o raspador ou uma espátula, que auxiliará na retirada da sujeira, tornando também o processo mais rápido.

** PRODUTOS E MATERIAS USADOS NA LIMPEZA PÓS OBRA

Para cada tipo de sujeira, é possível encontrar produtos com alto desempenho e seguros se utilizados da maneira correta, não podendo esquecer dos equipamentos de proteção apropriados.

  1. Decrust B:Excelente limpador pós-obra da Spartan. O limpador pós obra é o principal produto que você precisa ter em mãos para efetuar este tipo de limpeza. Ele é extremamente versátil. Ideal para a remoção de argamassa, cimento, tintas e cal em pisos e rejuntes. Outra função em que ele também é importante é na limpeza de pisos brutos, como os de pedra de ardósia e mineira. Em sua utilização é importante saber que: esse produto deve ser diluído antes de utilizado, e não derramado direto na superfície a ser trabalhada. Em caso de madeiras, esse produto não é indicado utilização, o mesmo é abrasivo e rígido, não reagindo bem e danificando a madeira. Para essa função, é indicado a utilização de luvas contra agentes químicos, por se tratar de um produto ácido e que pode causar problemas a saúde.
  2. Espátulas e Raspadores:Os raspadores e as espátulas são muito uteis para auxiliar na remoção do cimento ou argamassa que ficar encrustado entre os materiais. Caso o limpador não consiga fazer toda a limpeza necessária, as espátulas podem finalizar o trabalho. Sua utilização é indicada também para o início da limpeza, tirando a sujeira mais grossa e depois, podendo aplicar o limpador pós-obra.
  3. Baldes e Panos:Os baldes serão importantes para umedecer os panos. Panos esses que de preferência devem ter uma espessura grossa, para que aguentem a limpeza de superfícies mais rígidas. Uma boa dica é o Pano multiuso tipo perfex ou o Wiper, que é um pano multiuso extremamente forte e descartável. Para saber mais sobre ele, clique aqui. Outra boa dica para essa limpeza é o balde com espremedor, que por serem profissionais não tem a necessidade do contato das mãos com a água suja, agilizando a limpeza por também não precisar “torcer” os panos.
  4. Máquina lava jato:A máquina lava jato é essencial para tirar incrustações de pisos. Graças a sua potência, ela facilita muito um trabalho que poderia ser bem mais trabalhoso, caso você não tenha uma, opte por uma mangueira e um esfregão, que farão o mesmo serviço, porém com um pouco mais de tempo.
  5. Detergente Neutro ou Alcalino:A utilização de detergente é importante principalmente se a obra tiver lajotas e paredes de azulejo. Diferentemente do limpador pós-obra, o detergente alcalino garante uma limpeza sem danos ao azulejo, que é um material frágil.
  6. Limpa vidros:Os limpadores de vidros também são necessários pois após a obra, as janelas geralmente ficam imundas. Este é um produto simples e prático que pode resolver seu problema tranquilamente. Para saber mais sobre a limpeza de janelas, clique aqui.
  7. Luvas:Para a sua segurança, use luvaspara proteção contra os agentes químicos que podem ser danosos a sua pele e também a sua saúde. A limpeza pós-obra envolve riscos pela utilização de produtos químicos que muitas vezes fazem mal para o nosso organismo. Então não esqueça: sua segurança em primeiro lugar.

Essa limpeza pós obra pode ser incluída no orçamento da construção ou reforma da construção. Ela deve ser feita com produtos e equipamentos próprios ou por empresas especializadas. Queremos que nossas dicas tenham lhe auxiliado, em caso de dúvidas ou sugestões, deixe um comentário.

 

Gostou desse post? Conta pra gente o que você quer ver aqui no blog que vamos tentar ajudar a sanar suas dúvidas 😉

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *